O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, manifestou-se hoje contra os erros de arbitragem que prejudicaram o clube em "milhões de euros", defendendo o profissionalismo do setor e o uso de imagens televisivas nos jogos de futebol.

O dirigente, que falava à margem da entrega de emblemas de 25 e 50 anos aos sócios do Sporting, voltou à carga nas críticas à arbitragem de João Capela no jogo da I Liga com o Benfica, frisando que não tem qualquer vontade de falar em arbitragens e só respeitará “aqueles que se derem ao respeito”.

«O que é que acontece a um árbitro quando erra? Às vezes nada, como está a acontecer. Às vezes não vai arbitrar um jogo ou dois. No Sporting, neste momento estão acumulados 500 milhões de euros de dívida.

E alguns dos quais tiveram a ver com muitos erros de arbitragem. É essa hipocrisia que eu não deixarei mais», disse.

Para Bruno de Carvalho, o caminho poderá passar pela profissionalização do árbitros e a introdução de outros meios que ajudem na decisão dos lances com maior grau de dificuldade.

«Se os árbitros querem ser equiparados tornem-se profissionais, arranjem um quarto árbitro que, em vez de estar a dar notas ‘ad-doc’ às pessoas, esteja com uma televisão e a ver o que se está a passar dentro do campo. Ninguém quer falar de árbitros. Ninguém se interessa da questão dos árbitros. O que falámos é daquilo que somos prejudicados e que às vezes representam milhões de euros», asseverou.

O presidente recém-eleito deixou entender que é necessário que a justiça desportiva tenha uma resposta aos erros de arbitragem como meio de credibilizar a modalidade e diminuir os danos financeiros para os clubes.

«O que não pode acontecer é as pessoas terem influência direta em resultados, por erros só para um lado, e andarmos todos a assobiar para o céu como se isto não tivesse consequências. Não interessa se um clube vai à Liga Europa, à Liga dos Campeões, se fica no primeiro lugar, se ganha a Taça da Liga ou a Taça de Portugal... é preciso é respeitar os árbitros. Deem-nos descanso. Respeitaremos aqueles que se dão ao respeito», rematou.

Na manhã de hoje, foram condecorados, no Auditório Artur Agostinho, 193 sócios com o emblema de 50 anos de filiação e, no Hall VIP do Estádio José Alvalade, 739 com 25 anos.

Destaque para a entrega do emblema de 50 anos de associado para Dias Ferreira, ex-dirigente do Sporting, e Armando Aldegalega, ex-atleta “leonino”.