Após duas derrotas seguidas em poucos dias, o Benfica desloca-se este sábado a Chaves, com o objetivo de não perder mais terreno na liderança da I Liga. Na antevisão à partida, Roger Schmidt abordou a insatisfação de David Neres no final do jogo com o Inter e a quebra de rendimento da equipa após mais uma paragem para os compromissos das seleções.

Jogo com o Chaves: "Será um jogo muito importante. Faltam sete jogos até ao final do campeonato, temos sete pontos de vantagem, e cada vitória coloca-nos mais perto do título. É muito importante sair de Chaves com os três pontos. Não é fácil vencer jogos fora de casa na Liga. O Chaves é uma boa equipa, muito perigosa na transição, tem jogado muito bem nas últimas semanas em casa contra as grandes equipas. Não será um jogo fácil, mas claro que estamos preparados e muito confiantes. Perdemos dois jogos em quatro dias, mas continuamos confiantes. Acreditamos em nós. Temos tido uma época fantástica, com muitos pontos, e isso deve-se à qualidade dos jogadores. Perdemos dois jogos muito equilibrados, mas no futebol às vezes temos de aceitar que o adversário é mais eficiente. Vejo nos treinos uma equipa a olhar para o futuro, motivada, e que vai demonstrar isso amanhã."

Impacto da paragem para as seleções e pouca rotação: "Jogámos 11 jogos na segunda parte da temporada, marcámos 27 golos, ganhámos 10. Perdemos contra o FC Porto, uma boa equipa. Não estivemos no nosso melhor. Até agora, na 2.ª volta, os jogadores têm estado muito bem. Tenho de tomar decisões durante os jogos. Na terça-feira os jogadores estavam frescos e ainda conseguiram criar oportunidades, foi por isso que não mexi muito na equipa. Podemos confiar em todos, os que estão no banco também estão bem, como o Morato ou o Gilberto. Têm jogado menos mas disseram presente. Durante o jogo tomo decisões dependendo do que sinto que é necessário. Precisávamos de golos na terça-feira e de confiar em quem lá estava, foi por isso que só entrou o Neres."

Neres saiu frustrado do jogo com o Inter: "Estava desiludido porque perdemos e estava desiludido porque fez uma assistência muito boa para o Gonçalo Ramos, mas o Gonçalo não conseguiu aproveitar esta oportunidade para marcar e ganhar. Estava desiludido por não ser titular, mas falámos sobre isso e está resolvido, não há qualquer problema. Como sempre disse, David Neres é um jogador muito importante para nós, decidi nos últimos jogos que não estaria no onze inicial, mas amanhã poderá estar. Não vou dizer agora, mas ele é muito importante. Estou muito contente com ele, é muito claro, não há qualquer problema."

O Benfica parece cansado. Neres não poderia ter sido mais útil nos últimos jogos? "Eu percebo a sua opinião, mas enquanto treinador, tenho de ver num plano mais geral. Como disse, já fizemos 27 jogos, temos 71 pontos, marcámos muitos golos e não sofremos assim tantos. Mas durante uma época há fases em que não estamos a 100 por cento. Não somos imbatíveis nem uma equipa milionária. Temos de mostrar atitude e é isso que os jogadores estão a fazer. Uma derrota não muda nada, eu vejo o panorama geral. Em condições normais, com estes pontos somos campeões, basta ver as outras Ligas. Não há assim tantas equipas com os mesmos números que nós. É natural que quem está de fora veja as coisas de forma diferente, mas tivemos de esperar nove meses até chegar a este ponto. As duas derrotas não beliscam a nossa confiança, depois do apito final [contra o Inter] analisámos o que aconteceu e começámos a análise ao Chaves. Espero vencer e para já temos de falar das duas derrotas, mas a minha visão é um pouco diferente da vossa [jornalistas]".

Ansiedade de ganhar pode prejudicar a equipa? "Eu não penso assim. Estivemos a época toda dessa forma. Quem quer vencer em Portugal tem de ganhar quase todos os jogos. Estamos em concorrência direta com o FC Porto, SC Braga e Sporting, que são equipas muito boas, basta ver os seus jogos internacionais. Ser campeão em Portugal não é fácil e quem o quer ser tem pressão em todos os jogos durante toda a época. Começou em Arouca no verão, nessa altura já tínhamos esta pressão."

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.