Os dirigentes da SAD de futebol do Sporting classificaram hoje a retenção dos prémios monetários pela participação na Liga Europa por parte da UEFA como uma «medida cautelar» e não uma «sanção disciplinar».

«Trata-se de uma medida cautelar e não de sanção disciplinar, não estando em causa nesta data o não pagamento dos prémios monetários devidos à Sporting SAD», lê-se em comunicado dos “leões”.

Os responsáveis do clube lisboeta adiantaram ainda que “a UEFA terá oportunidade de verificar o cumprimento integral das obrigações assumidas pela Sporting SAD, nos prazos estabelecidos na regulamentação de licenciamento dos clubes e ‘fair-play’ financeiro da UEFA para 2012”.

O Sporting amealhou mais 1,6 milhões de euros em prémios pela progressão sucessiva até à meia-final daquela prova continental, na qual foram afastados pelos espanhóis do Athletic Bilbau, mas a UEFA informou hoje que os “verde e brancos”, assim como outros 22 emblemas europeus, que o pagamento das verbas foi suspenso até que se investiga mais aprofundadamente ou os clubes “forneçam uma atualização da sua situação até 30 de setembro no que toca aos pagamentos devidos”.

A suspensão foi justificada pelo grupo de investigação do Comité de Controlo Financeiro de Clubes, que identificou dívidas relevantes para com outros clubes e/ou para com funcionários e/ou referentes a impostos e taxas sociais.

Nas contas do início 2013/2014, os clubes não deverão apresentar perdas superiores a 45 milhões de euros nas duas épocas anteriores. Na temporada seguinte, em 2014/2015, o limite mantém-se quando forem somadas as contas dos três últimos exercícios.

No “triénio” entre 2015/2016 e 2017/2018, as perdas acumuladas não podem ultrapassar os 30 milhões de euros.

O Sporting garantiu este ano a presença na fase de grupos da Liga Europa, na qual integra o Grupo G juntamente com o Basileia (Suíça), Genk (Bélgica) e Videoton (Hungria), após eliminar no “Play-off” os dinamarqueses do Horsens.

De entre os clubes que não cumpriram os requisitos de “fair play” financeiro encontram-se o atual detentor do título da Liga Europa, Atlético de Madrid, e Málaga (Espanha), Fenerbahçe (Turquia), Rapid Bucareste (Roménia), Rubin Kazan (Rússia) e Partizan (Sérvia).