O novo treinador de futebol do Belenenses, o espanhol Julio Velázquez, afirmou hoje que existe "qualidade" no plantel para inverter a atual situação e frisou que os ‘azuis’ ainda podem "fazer coisas bonitas" até final da temporada.

O técnico, de 34 anos, que sucede a Ricardo Sá Pinto, começou por agradecer a "aposta" da SAD na equipa técnica por si liderada e prometeu "trabalho e profissionalismo", de forma a retirar a equipa do 13.º lugar da I Liga portuguesa.

"Conhecemos as equipas da Liga portuguesa e pensamos que o plantel tem futebolistas e capacidades para tirar a equipa da situação em que está, particularmente em termos anímicos. Até final da temporada, poderemos fazer coisas bonitas e importantes, e dar alegrias aos adeptos", sublinhou.

Velázquez, que teve passagens por Poli Ejido, Villarreal, Real Múrcia e Bétis, sempre na II Liga espanhola, destacou o passado histórico do clube do Restelo, mas lembrou que "é preciso viver o presente", até porque a equipa "foi eliminada da Liga Europa e está no 13.º lugar da Liga, a três pontos da zona de despromoção e a sete ou oito do quinto lugar".

O técnico afirmou conhecer "bastante bem" a Liga portuguesa, elegendo-a mesmo como "uma das melhores da Europa", com "equipas bem organizadas defensivamente, com bons futebolistas e com treinadores de valor".

Já o presidente da SAD, Rui Pedro Soares, mostrou-se confiante nas capacidades do novo responsável técnico, apesar da falta de experiência de Julio Velázquez.

"Até hoje, nunca fiz nenhuma aposta segura em treinadores e todos os treinadores tiveram sucesso no Belenenses. É um treinador com o perfil que precisávamos, tem um percurso académico invejável e já treinou grandes clubes em Espanha. Vai ter sucesso no Belenenses", referiu, sem adiantar a duração do contrato celebrado com o treinador.

Por outro lado, o líder da SAD dos ‘azuis’ confirmou ainda que tentou demover Ricardo Sá Pinto, que apresentou a demissão na terça-feira, na sequência da derrota (4-3) no reduto da Académica.

"O Ricardo Sá Pinto vai ficar na história do Belenenses, pelo percurso nas competições europeias. Quando o Sá Pinto falou comigo, tentei demovê-lo, mas não foi possível e compreendi os motivos. Desejo-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais", revelou.

Julio Velázquez já vai orientar o treino de hoje do Belenenses, a partir das 18:15, sendo que a estreia oficial no banco dos está marcada para segunda-feira, na receção ao Boavista, relativa à 14.ª jornada da I Liga.