Tem sido a 'galinha de ovos de golo' do Sporting esta época. Bas Dost é o jogador mais influente em toda a Liga, contribuindo para 47% dos golos 'leoninos'.

Segundo o jornal Record, o avançado holandês marcou 22 dos 47 golos marcados pelo clube da Alvalade na Liga e tem uma larga vantagem sobre o segundo melhor marcador dos 'leões'. Alan Ruiz surge na segunda posição com... 4 golos marcados.

Os quatro golos apontados ao Tondela, no último sábado, permitiram ao internacional pela seleção da Holanda ultrapassar Welthon, do Paços de Ferreira, que tem 46% dos golos marcados pela equipa do Capital do Móvel (11 dos 24 golos marcados pelo emblema pacense).

Bas Dost tem a média de um golo por jogo, uma marca apenas ultrapassada por outro histórico avançado do Sporting: Mário Jardel. Em 2001/2002, última época em que os 'leões' conquistaram o campeonato nacional, o avançado brasileiro conseguiu uma média de 1,34 por partida disputada.

A boa época de Bas Dost no Sporting poderá levar à conquista da Bota de Ouro da Liga 2016/2017, tendo uma vantagem de seis golos sobre o segundo classificado, Soares, do FC Porto. Veja a lista de goleadores

E poderá existir outro troféu que Bas Dost poderá ambicionar conquistar, apesar de ser um marco que costuma ser inantigível para os avançados da Liga Portuguesa. O avançado holandês encontra-se na segunda posição da Bota de Ouro europeia e poderá igualar o líder do ranking, Lionel Messi, visto que tem apenas menos um golo do que o astro argentino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.