A Liga de Clubes reagiu este sábado em comunicado à divulgação de um 'post' de Facebook da atual diretora executiva, Sónia Carneiro, e desvalorizou as 'preferências clubísticas dos seus dirigentes, garantindo que as mesmas não são 'obstáculo para o cumprimento digno do seu cargo'.

Recorde-se que na referida publicação de 2012 de Sónia Carneiro divulgada nas redes sociais, a atual diretora executiva da Liga de Clubes fez um comentário de cariz clubístico de tom provocatório contra o Benfica e o Estádio da Luz ao escrever a 2 de junho de 2012 que o recinto benfiquista era o 'salão de festas dos adversários', num alusão à conquista do título do FC Porto.

Ora, uma fonte oficial do Benfica já reagiu à polémica, e em declarações ao jornal Record pediu o apuramento dos factos condenando a conduta da diretora executiva da Liga de Clubes.

No referido comunicado, a Liga de Clubes não desmente o teor do 'post' de Sónia Carneiro e condena qualquer tipo de 'caça às bruxas.

Leia o comunicado na íntegra:

"Hoje interpelada por vários representantes de Órgãos de Comunicação Social a propósito da continuada divulgação, de forma extrapolada, em redes sociais e blogues particulares, de conteúdos que ferem a dignidade e a isenção de titulares de cargos na sua Direção Executiva, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) entende prestar os seguintes esclarecimentos.

1. O rigor e a isenção do Presidente e dos Diretores Executivos da LPFP são continuadamente escrutinados e auditados por todas as sociedades desportivas do futebol profissional, nomeadamente pela Direção do organismo, que é constituída e eleita por todos os emblemas do futebol profissional.

2. As diversas simpatias e afetos clubísticos do Presidente e dos Diretores Executivos, apesar de conhecidas, ou reveladas, em vários momentos das suas vidas profissionais não são obstáculo para o cumprimento digno, profissional, rigoroso e isento no que diz respeito às tutelas e responsabilidades que cada um assume no organismo.

3. Os critérios e valores subjacentes ao quotidiano de gestão do futebol profissional têm prevalecido blindados, desde o primeiro dia do mandato da atual Direção Executiva, presidida por Pedro Proença, independentemente dos passados e atividades de cada um dos seus membros enquanto adeptos e apaixonados pelo futebol, com diversas simpatias clubísticas.

4. É seguro dizer-se que não haverá qualquer dirigente de topo ou intermédio, no futebol profissional e não-profissional, que não seja adepto ou simpatizante de um clube.

5. É também seguro dizer-se que o que antigamente era discussão alegre e divertida entre amigos de "cores diferentes", no café ou nas redes sociais ao alcance do Mundo, hoje se transformou numa moderna "caça às bruxas".

6. Perante tal cenário, cumprindo a sua missão de promotora do espetáculo e na defesa a integridade do futebol profissional, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional condena todos e quaisquer procedimentos inquisitoriais, mesmo que levados a cabo com ferramentas e metodologias modernas de comunicação.

7. Conforme o Presidente da Liga afirmou no dia do sorteio das competições para a época 2017-2018, este é o momento para elevar o discurso e todos falarem do que é fundamental para o futebol profissional.

8. A atual comissão executiva da LPFP, que é composta por pessoas de sensibilidades e simpatias clubísticas diferentes entre si, tem empenhado as suas competências na gestão em benefício das sociedades desportivas. Aliás, após 2,8 milhões de euros de resultados operacionais positivos na época anterior, a Liga prepara-se para anunciar mais um resultado positivo, respeitante a 2016-2017.

9. O trabalho executivo da LPFP é reconhecido e de grande qualidade, em tudo contrastante com parte do passado do organismo, conforme o Presidente Pedro Proença fez notar à nova Direção, constituída pelas seguintes oito sociedades desportivas: SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, GD Chaves, CD Feirense, FC Famalicão, U. Madeira e Ac. Viseu."