Tem mais um ano de contrato mas não fica mais um ano no Sporting. Bryan Ruiz não conta para Jorge Jesus e a porta de saída está aberta para o jogador, que tem autorização para procurar clube.

Segundo avança a imprensa nacional, o médio foi informado pelo clube de Alvalade que não conta com ele para a próxima temporada e poderá procurar novo rumo para a sua carreira.

Ao serviço da sua seleção na Gold Cup, o médio poderá procurar novo clube enquanto se encontra no estágio da sua equipa nacional. Caso não consiga encontrar clube, poderá regressar a Portugal, integrando o grupo de excendentários como Schelotto, Marvin Zeegelaar, Douglas, Heldon ou Castaignos.

Apesar de ter a intenção de cumprir o contrato até ao fim, como indicam fontes próximas do jornal A Bola, as exibições realizadas na última temporada acabaram por resultar na colocação do jogador na lista de dispensas. O elevado salário que aufere (mais de um milhão de euros líquidos) também pesou na decisão da SAD 'leonina'.

O Sporting também já definiu um preço bem mais baixo do que a cláusula de rescisão do jogador (60 milhões de euros) para ser vendido: 5 milhões de euros.

O jornal Record avança que o jogador tem propostas do Médio Oriente, mas o jogador, caso não se mantenha ao serviço do clube 'verde e branco' prefere manter-se numa liga com maior visibilidade, sendo que a Liga Holandesa é uma possibilidade.