Um dia depois da partida do Sporting para o estágio na Suíça, a equipa verde-e-branca versão 2017/2018 começa a tomar forma e já se percebeu que os leões vão apostar forte uma vez mais na tentativa de quebrar o jejum no que à conquista de campeonatos nacionais diz respeito.

Para o estágio da nova temporada na Suíça, Jorge Jesus chamou 30 jogadores que vão jogar a sua continuidade de leão ao peito. E o clube de Alvalade não viaja para terras helvéticas só para 'ganhar pulmão' e recuperar a forma, vai testar sim a sua competitividade ao mais alto nível. O clube de Alvalade tem já agendados embates frente ao Fenerbahçe, Valência e Basileia. É que o primeiro objetivo da temporada passa pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões, objetivo fundamental para o equilíbrio desportivo/financeiro do clube.

Para lidar com a pressão de ter que quase obrigatoriamente entrar na liga milionária e atacar uma prova de regularidade como o campeonato e onde o Sporting tem claudicado, os leões apostaram em contratar jogadores experientes e internacionais. Destaque neste âmbito para as entradas dos super tarimbados Mathieu e Doumbia e Fábio Coentrão, jogadores que somaram inúmeros jogos em ligas competitivas e nas provas internacionais, mesclando a equipa com a irreverência e juventude de jogadores com jovens como Bruno Fernandes e Iuri Medeiros.

Entradas e regressos

Já são muitos os reforços leoninos e de peso. Para o estágio de pré-temporada seguiram oito contratações: Na defesa Piccini, Mathieu (Barcelona), André Pinto (SC Braga)e Fábio Coentrão (Real Madrid); Numa zona mais adiantada do terreno entraram Bruno Fernandes (Sampdoria), Battaglia (SC Braga), Mattheus Oliveira (Estoril) e na frente de ataque o mais que sonante Doumbia (Roma). Em relação ao defesa francês, ao que tudo indica deverá assumir a titularidade formando dupla com o intocável Sebastián Coates. Fábio Coentrão deve agarrar o lado esquerdo da defesa e Piccini o lado direito.

No miolo, Battaglia e Bruno Fernandes poderão lutar por um lugar no meio campo, ressalvado-se que só uma possível saída/saídas no dupla intocável constituída por Adrien Silva e William Carvalho abrirá caminho para que um dos recém-entrados já referidos possa assumir a titularidade no meio campo.

Na frente de ataque, o experiente Doumbia é o provável companheiro no ataque do goleador holandês Bas Dost, sendo que terá que provar no campo, já que Alan Ruiz também está à espreita da titularidade. O reforço Mattheus Oliveira terá de lutar por minutos num miolo que será de luxo. Depois de duas temporadas de grande nível ao serviço do Moreirense e Boavista, Iuri Medeiros volta a ter nova oportunidade de leão ao peito e deverá permanecer, ao tudo indica, no plantel às ordens de Jorge Jesus.

Uma possível saída de Gelson Martins pode-lhe abrir espaço e garantir-lhe minutos com a camisola verde e branca. Também o lateral Jonathan Silva (esteve emprestado ao Boca Juniores) recebeu um voto de confiança e viajou com a equipa para a Suíça e vai lutar por um lugar no plantel.

Possíveis entradas

O Sporting tem ainda referenciados os médios ofensivos Pity Martínez (River Plate) e Acuña (Racing) para reforçar o ramalhete. No caso do 'menino bonito' do River Plate, a situação afigura-se como complicada. O clube argentino encontra-se na luta pela Taça dos Libertadores e pretende manter o jogador por mais algum tempo. Mas Jorge Jesus quer mesmo contar com o esquerdino e nas próximas semanas a situação pode conhecer novos desenvolvimentos, de acordo com o que foi adiantado pelo jornal Record.

Já em relação à Acuña, o jogador esteve com um pé em Alvalade, mas problemas de última hora travaram a transferência. Jorge Jesus entende que a contratação de Acuña é crucial para que o Sporting conte com um extremo esquerdo de grande nível, tal como acontece com Gelson Martins que atua do lado oposto.

Saídas confirmadas e por confirmar

Confirmadas estão as saídas de Ricardo Esgaio (SC Braga), Rúben Semedo (Villarreal) e Teo Gutiérrez (Junior Barranquilla). A que se junta a saída por empréstimo do lateral Jefferson, que perdeu, sobretudo na última temporada, espaço no plantel leonino e acompanhou Ricardo Esgaio para o emblema bracarense.

Schelotto é carta fora do baralho, Paulo Oliveira também deverá ser emprestado depois das chegadas de André Pinto e Matthieu. Com os internacionais Rui Patrício, William Carvalho, Adrien e Gelson Martins de férias após a Taça das Confederações, resta saber quem deste quarteto poderá abandonar o Sporting.

Gelson Martins e William Carvalho são os jogadores com mais mercado dos enumerados e um deles poderá abandonar Alvalade até ao final do defeso. Já uma saída de peso praticamente confirmada é a de Bryan Ruiz. A decisão já foi tomada pela direção do Sporting e o costariquenho já terá sido informado. Depois de uma temporada de grande fulgor, na segunda época ao serviço dos leões o polivalente jogador perdeu gás e poderá juntar-se a um lote composto por Douglas, Marvin Zeegelaar, Heldon e Castaignos que já procuram clube e vão treinar na Academia enquanto não resolvem a sua situação profissional, sabendo de antemão que Jorge Jesus não conta com eles.

Apesar de já se poder fazer um esboço do que poderá ser a equipa de 2017/2018 dos leões, com mais de um mês e meio para o fecho o mercado, o plantel ainda não está fechado, sabendo-se de antemão que no início de agosto o Sporting joga uma cartada decisiva: A tentativa de entrada na fase de grupos da liga milionária.

Onze provável do Sporting em 2017/2018: Rui Patrício, Fábio Coentrão, Mathieu, Coates e Piccini; William Carvalho ( Battaglia), Adrien Silva (alternativa: Bruno Fernandes), Podence, Gelson Martins (Iuri Medeiros); Doumbia (Alan Ruiz), Bas Dost.