A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou hoje que levantou o impedimento ao Académico de Viseu de registar contratos de trabalho, depois deste clube ter regularizado a situação tributária, sendo o último dos clubes profissionais a fazê-lo.

“O rigoroso cumprimento, pelas sociedades desportivas, dos pressupostos de natureza financeira, que a Liga hoje anunciou, é prova inequívoca da vitalidade e sustentabilidade do futebol profissional português”, disse à agência Lusa o presidente da LPFP, Pedro Proença.

O Académico de Viseu, que vai atuar na II Liga, “apresentou certidão comprovativa da regularidade da sua situação contributiva perante a Autoridade Tributária”, revelou o comunicado hoje divulgado, e já não está impedido de “registar novos contratos de trabalho desportivo ou de formação”.

As regras de inscrição da Liga foram este ano mais ‘apertadas’, sendo que os clubes não podem apresentar salários em dívida a jogadores ou quaisquer outros funcionários, bem como quaisquer dívidas por saldar em relação a outros clubes.

Segundo Proença, a Liga quer que os clubes tenham “contas sãs” para “um futebol profissional cada vez mais sério”, sendo que estão verificadas as dívidas de todas as sociedades desportivas.

“As bases do que podemos considerer concorrência leal nas competições e do tão falado ‘fair play’ financeiro estão firmadas e ao nível das melhores práticas das ligas europeias de maior dimensão”, acrescentou o dirigente.

O antigo árbitro revelou ainda que o processo de validação, que hoje engloba todos os emblemas profissionais portugueses, é “a primeira pedra do processo de saneamento financeiro que a Liga irá fomentar, a muito breve prazo, nas competições que organiza”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.