Os dois últimos jogos de Portugal na fase de qualificação para o Mundial de futebol Brasil2104, que se disputam ainda em outubro, vão ser apitados por árbitros da Noruega e da Turquia, anunciou hoje a FIFA.

O norueguês Tom Hagen estará no estádio José Alvalade, em Lisboa, a 11 de outubro, para o Portugal-Israel, enquanto Bülent Yildirim foi escolhido para o Portugal-Luxemburgo, dia 15 em Coimbra, no encerramento do grupo F de apuramento.

Tom Harald Hagen, árbitro internacional desde 2009, já dirigiu dois encontros de Portugal em sub-19 - em outubro de 2010, diante o Azerbaijão (2-2) e a Grécia (1-1).

Apitou também o Manchester City-Sporting, dos oitavos-de-final da Liga Europa, em março de 2012 (3-2), e o Galatasaray-Braga (0-2), da fase de grupos da Liga dos Campeões da última temporada.

Hagen terá como árbitros assistentes Dag Roger Nebben e Jan Erik Engan, com Dag Vidar Hafsas como quarto árbitro.

O último jogo de Portugal nesta campanha, em Coimbra, contará com a arbitragem de Bülent Yildirim, juiz de 42 anos que nunca apitou qualquer partida de uma seleção portuguesa.

Por duas ocasiões dirigiu jogos com equipas portuguesas nas competições europeias. Há pouco mais de um mês, Yildirim esteve no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, no "play-off" de acesso à Liga Europa, em que o Estoril venceu o Pasching, da Áustria, por 2-0.

Em julho de 2007, dirigiu o encontro da terceira ronda da extinta Taça Intertoto, entre o Kula (Sérvia) e a União de Leiria, que terminou com 1-0 para a equipa da casa.

Com Bülent Yildirim estarão os assistentes, Serkan Gencerler e Kemal Yilmaz e o quarto árbitro Baris Simsek.