As autoridades holandesas afirmaram hoje que não há “uma ameaça concreta” dirigida ao Europeu de futebol feminino, que arranca no domingo, depois de o grupo extremista Estado Islâmico (EI) ter apelado à realização de um atentado.

Em comunicado, o coordenador dos serviços de contraterrorismo holandeses (NCTV) esclareceu que “não há indicações de que um atentado seja perpetrado durante o Campeonato da Europa de futebol feminino”.

Na quarta-feira, a NCTV tinha anunciado que iria abrir um inquérito na sequência da publicação de uma mensagem em que o EI incitava “lobos solitários” a cometerem um atentado em Utrecht, durante o encontro entre Inglaterra e Escócia, em 19 de julho.

A mensagem era, de acordo com o coordenador da força antiterrorista, “um apelo a um atentado e não um anúncio”. A mesma fonte, citada pela AFP, precisou que não há qualquer indício de que alguém tenha prestado atenção a essa incitação.

A NCTV, em concertação com os municípios e a Federação holandesa de futebol, estabeleceu medidas de segurança para o Euro, como a presença visível da polícia e controlos apertados à entrada dos estádios.

O Europeu de futebol feminino disputa-se na Holanda, entre 16 de julho e 06 de agosto, e conta com a presença da seleção portuguesa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.