O Comité Olímpico da China doou oito mil máscaras para distribuir pelos atletas e técnicos integrados no programa de preparação olímpica, anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

Segundo o COP, que recebe a doação, esta entrega segue-se a um pedido feito pelo organismo luso, a que os chineses responderam afirmativamente, num sinal de "grande empatia com o povo português e com a comunidade desportiva", explicou o presidente do Comité da China, Gou Zhongwen, citado em comunicado.

"Reunimos com urgência oito mil máscaras que serão enviadas ao vosso comité olímpico, através da Embaixada de Portugal em Pequim. Acreditamos que o vosso país e o seu povo vencerão a batalha" contra a pandemia, acrescentou o dirigente.

Da parte do COP, o presidente José Manuel Constantino mostrou-se "profundamente agradecido”, tanto ao comité chinês como à representação diplomática em Pequim, que "agilizou os procedimentos de recolha e posterior envio de material", que será canalizado para atletas e técnicos através das federações.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 227 mil mortos e infetou quase 3,2 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Cerca de 908 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 989 pessoas das 25.045 confirmadas como infetadas, e há 1.519 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.