Portugal não é uma das comitivas com mais destaque na história dos Jogos Olímpicos, mas já teve a sua parte de momentos que ficaram para a posterioridade. A apenas um dia da sessão de abertura de Tóqui02020, o SAPO Desporto traz-lhe 10 factos marcantes sobre o percurso de Portugal na competição.

1 - Os Jogos Olímpicos de 2020 vão ter a segunda maior comitiva portuguesa de sempre. Ao todo vão ser 92 atletas que vão estar em Tóquio a competir por Portugal, o mesmo número que marcou presença no Rio de Janeiro, em 2016. A maior participação lusa aconteceu nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996: 107 atletas.

2 - Na sua história, Portugal conquistou 24 medalhas em todas as edições dos Jogos Olímpicos. Às quatro de ouro de Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nélson Évora juntam-se mais oito medalhas de prata e 12 de bronze.

3 - A primeira medalha conquistada por Portugal foi em 1924 nos Jogos Olímpicos de Paris. A equipa equestre portuguesa composta por Aníbal Almeida, Hélder Martins, Luís Cardoso Menezes e José Albuquerque ganhou a medalha de bronze na modalidade de equitação.

4 - A primeira medalha de ouro só foi conquistada na 15ª participação de Portugal nos Jogos Olímpicos. Em Los Angeles, 1984, Carlos Lopes venceu a Maratona e ficou para a história.

Carlos Lopes
Carlos Lopes

5 - A primeira participação de Portugal numa edição de Jogos Olímpicos ocorreu em 1912 nas Olimpíadas de Estocolmo. A delegação portuguesa era composta por apenas seis atletas.

6 - Os atletas mais velhos a competir por Portugal em Tóquio2020 são João Vieira, na Marcha (45 anos), em masculinos, e Luciana Diniz, na Equitação (49 anos), em femininos. Os mais novos são Gustavo Ribeiro, no Skate, e José Paulo Lopes, na Natação (ambos com 20 anos), e Patrícia Sampaio, no Judo, Teresa Bonvalot, no Surf, Raquel Queirós, no Ciclismo, e Maria Martins, no Ciclismo (todas com 21 anos).

7 - Portugal vai apresentar em Tóquio2020 o maior número de mulheres de sempre: 36. O que representa um total de 39,1% de mulheres na delegação. A mais igualitária representação lusa foi a presente em Londres2012, com 42,1% da seleção a ser composta por mulheres – eram 32 e 44 homens.

8 - Portugal vai estar presente em 17 das 33 modalidades que integram os Jogos Olímpicos de Tóquio2020. A modalidade com mais representantes é o atletismo, com 20 atletas, um acima de Pequim2008 mas longe dos 24 no Rio2016 e dos 25 em Londres2012.

9 - Nas modalidades estreantes em Tóquio2020, Gustavo Ribeiro vai marcar presença no skate, aos 20 anos, enquanto no surf vão alinhar Frederico Morais, Teresa Bonvalot e Yolanda Sequeira.

10 -  Com o apuramento inédito para Tóquio2020, a Seleção de andebol assegurou a primeira presença de Portugal na estreia 'oficial' das modalidades coletivas de pavilhão, depois da participação no torneio de demonstração de hóquei em patins em Barcelona1992.

Seleção Nacional de Andebol
Portugal vai estrear-se no torneio olímpico de andebol

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.