O Qatar confirmou hoje o interessa de se candidatar à organização dos Jogos Olímpicos de 2032, através de uma carta enviada pelo seu comité nacional ao Comité Olímpico Internacional (COI).

“O anúncio feito hoje marca o início de um diálogo com o futuro comité organizador do COI para explorar o nosso interesse e perceber como os Jogos podem ser inseridos nos objetivos de desenvolvimento do Qatar a longo prazo”, disse o presidente do comité olímpico do Qatar à agência noticiosa AFP.

O Qatar não pode concorrer à organização dos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020, por se ter disponibilizado para acolher o evento em outubro, sem ter discutido previamente a questão com o COI.

Em 2022, o Qatar vai organizar o Mundial de futebol, competição que teve de ser adiada do verão para novembro e dezembro, devido às elevadas temperaturas na região.

Além do Qatar, também a Índia, o estado australiano de Queensland, e Xangai manifestaram interesse em candidatar-se à organização dos Jogos Olímpicos2032, tendo também já sido equacionada a possibilidade de uma candidatura conjunta de Seul e Pyongyang, capitais da Coreia do Sul e do Norte, respetivamente.