O suíço Roger Federer, vencedor do torneio Wimbledon e número um mundial, vai defrontar o colombiano Alejandro Falla, na primeira ronda do torneio olímpico de ténis, cujo quadro foi esta quinta-feira sorteado.

Campeão olímpico de pares masculinos em Pequim2008, ao lado de Stanislas Wawrinka, Federer vai tentar repetir na relva do All England Club o sucesso de Wimbledon e, assim, conquistar o único grande título que lhe falta no currículo.

«Ele é o favorito sempre que joga. Terei de jogar o meu melhor ténis para ter uma hipótese de vencer, mas ele é o Roger e acabou de ganhar Wimbledon pela sétima vez», assumiu Falla.

O sérvio Novak Djokovic, número dois mundial e medalha de bronze em Pequim2008, enfrentará o italiano Fabio Fognini, com o britânico Andy Murray, finalista vencido no Grand Slam britânico, a ter pela frente Wawrinka.

No quadro feminino, a cabeça de série número um, a bielorrussa Victoria Azarenka, terá como primeiro teste a romena Irina-Camelia Begu, enquanto a polaca Agnieszka Radwanska, segunda pré-designada, tem encontro marcado com a alemã Julia Goerges.

A primeira ronda do torneio feminino reserva ainda um embate entre a norte-americana Serena Williams, dupla campeã olímpica de pares ao lado da irmã Venus, e a antiga número um mundial, a sérvia Jelena Jankovic.

O ténis, com exceção dos pares mistos que estão a ser reintroduzidos em Londres2012, voltou aos Jogos Olímpicos em Seul88, depois de um hiato de 64 anos.

O torneio olímpico de ténis arranca no sábado e termina a 05 de agosto, com a atribuição da medalha de ouro no quadro masculino.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.