Angola entra em campo já este sábado nos Jogos Olímpicos de Londres. A seleção feminina de andebol é a primeira a defender as cores angolanas, quando às 9h30 defrontar a Rússia. Croácia, Montenegro, Inglaterra e Brasil são as outras adversárias de Angola na primeira fase da prova.

Angola chega a Londres depois de se sagrar campeã africana pela 11ª vez. Na final as angolanas bateram a seleção da Tunísia por 26-24.

Aliás no continente africano, são as angolanas que dominam no andebol. Apenas em duas ocasiões Angola não venceu o africano da modalidade: em 1991 foi vice-campeã e em 1996 terminou na 3ª posição.

Esta será a 5ª participação do andebol feminino em olimpíadas. Na estreia, em Atlanta´1996, Angola conseguiu um brilhante sétimo lugar, a melhor classificação até agora. Seguiram-se dois 9ºs lugares, em 2000 e 2004 e um 12º posto em 2008.

Em termos de campeonatos do mundo, a melhor classificação angolana é também um sétimo posto, alcançado em 2007. No último campeonato, realizado em 2001 no Brasil, Angola ficou no oitavo lugar, à frente de seleções como a Suécia, Montenegro e Islândia.

O antigo presidente do Comité Olímpico Angolano Rogério Silva elege o andebol, a par do judo, como as representações angolanas com mais hipóteses de um melhor desempenho durante os jogos de Londres´2012.

Mas não será tarefa fácil. Angola ficou inserida no Grupo A juntamente com a Rússia, Croácia, Grã-Bretanha, Brasil e Montenegro. Angola fará a sua estreia frente a Rússia, a formação que é segunda no ranking mundial da atualidade, onde Angola surge como a melhor seleção africana, na 18ª posição. Croácia na 21ª posição e Brasil na 22ª são as outras equipas melhores colocadas.

A formação angolana, treinada por Edgar Neto é formada por: Nair Almeida, Neide Barbosa, Ana Barros, Natália Bernardo, Azenaide Carlos, Magda Cazanga, Cristina Direito, Isabel Fernandes, Isabel Guialo, Luísa Kiala, Marcelina Kiala, Edith Mbunga, Carolina Morais, Marta Santos, Joelma Viegas.

Em termos de clubes, o Petro de Luanda, com oito jogadores, é quem mais atletas dá a seleção. Segue o 1º de Agosto com cinco, o e ASA com duas atletas.

O último jogo da fase de grupos será frente ao Brasil, no dia 5 de agosto, às 11h15, hora loca.