Os atletas iranianos presentes em Londres2012 vão competir contra rivais israelitas, ao contrário do que aconteceu em Atenas20004 e Pequim2008, garantiu esta segunda-feira o chefe de missão do Irão nos Jogos Olímpicos.

O Irão foi criticado nas edições anteriores, por alguns dos seus atletas terem desistido de provas para não competirem contra representantes de Israel.

«Seremos honestos com o desporto», disse hoje Bahram Afsharzadeh, à margem da assinatura de um acordo, apoiado pelas Nações Unidas, que propõe uma pausa nas hostilidades de países em conflito durante os Jogos Olímpicos, que decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto, em Londres.

O chefe de missão, que é também o secretário-geral do comité olímpico iraniano, assegurou que a comitiva iraniana não planeia boicotar provas devido à nacionalidade dos seus opositores.

Afsharzadeh garantiu ainda que o Irão, que tem 54 atletas em Londres, vai respeitar o minuto de silêncio que terá lugar na cerimónia inaugural em memória dos 11 israelitas mortos em Munique1972.