A equipa de ciclismo de estrada disputa a primeira final com portugueses nos Jogos Olímpicos Londres2012, num dia em que as atenções também estarão centradas em João Costa (tiro) e Diogo Carvalho (natação).

O dia regista ainda a visita do Presidente da República, Cavaco Silva, à missão olímpica de Portugal, estando previsto um almoço com os atletas pelas 12h00 (a mesma hora em Lisboa).

Manuel Cardoso, Nelson Oliveira e Rui Costa serão os primeiros lusos a competir diretamente por medalhas a partir das 10h00, disputando a prova de estrada (corrida de fundo), numa distância de 250 quilómetros, com partida e chegada no “coração” da capital inglesa.

João Costa, 47 anos, o atleta mais velho dos 77 da missão portuguesa, inicia a sua quarta participação olímpica ao meio-dia na qualificação da prova de Pistola de Ar Comprimido a 10 metros.

No caso de ser apurado, disputa a final pelas 15h30 e poderá melhorar o sétimo lugar registado em Sydney2000.

Diogo Carvalho pode fazer história caso chegue à final dos 400 metros estilos, agendada para as 19h30, igualando o feito de Alexandre Yokochi, o melhor nadador português de sempre, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles1984, quando chegou à final dos 200 metros bruços, que concluiu na sétima posição.

Carlos Almeida, nos 100 metros bruços, e Sara Oliveira, 100 metros mariposa, também estarão em ação nas eliminatórias ao fim da manhã. No caso de qualificação, voltam a nadar nas meias-finais da tarde.

Aos 32 anos, o atleta do Boavista Manuel Campos fará a sua estreia em Jogos Olímpicos competindo na qualificação do concurso completo de ginástica artística masculina.

Lei Mendes fará a estreia do ténis de mesa português no torneio olímpico de singulares femininos, disputando a primeira ronda ao fim da manhã. Se passar, joga a segunda ronda à noite.