O primeiro contingente da delegação de Cabo Verde aos Jogos Olímpicos de Londres2012 chegou ontem a capital do Reino Unido com atletas provenientes de Paris e da ilha do Sal.

A judoca Adysângela Moniz, acompanhada pelo seu treinador Emílio Torres, chegou ao aeroporto de Heathrow (Londres) às 11:30 proveniente de Paris onde se encontrava a estagiar desde 24 de junho. Uma hora mais tarde foi a vez da velocista Lidiane Lopes.

Lidiane Lopes, que também estava acompanhada pelo seu treinador, Júlio Nagana, viajou a partir da ilha do Sal, onde concluiu no domingo 22 a sua participação no campeonato cabo-verdiano de atletismo.

Lopes tinha passado anteriormente por um período de preparação (cerca de duas semanas) no Centro de Alto Rendimento de Vila Real de Santo António (Portugal) de onde seguiu depois para o campeonato do mundo de atletismo que se realizou de 10 a 15 em Barcelona - Espanha.

De acordo com o técnico Júlio Nagana, a atleta esta a atravessar por um período de “excelente performance”, tendo sido medalha de ouro no campeonato cabo-verdiano que terminou domingo nas disciplinas de 100 metros com o tempo de 12 segundos e 10 décimos; 200 metros (com 25 segundos e 50 décimos) e salto em comprimento (4,67 metros).

A delegação olímpica de Cabo Verde ficará completa esta terça-feira com a chegada a Londres do fundista Ruben Saca (5000 metros) que viaja desde os EUA, pais onde estuda e fez toda a sua preparação para os Jogos de Londres sob a orientação do especialista americano Gary Gardner.

Ruben Sanca terá a sua primeira ronda de pré-eliminatória no dia 08 de agosto 10:45, hora local de Londres. Por seu turno, a velocista Lidiane Lopes (100 metros) fará também a sua prova de fogo no dia 03 de agosto as 10:40 e nesse mesmo dia entre as 9:30 e 12:30 a judoca Adysângela Moniz tentará a sua sorte no tapete, categoria + 78 Kg.

Todos os atletas que integram a caravana do arquipélago fazem a sua estreia olímpica em Londres.

Cabo Verde participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em Atlanta (1996) na disciplina de atletismo, com dois velocistas, Isménia Frederico (100 metros femininos) José Alfaia (100 metros masculinos) e um maratonista, António Zeferino, que vai agora a Londres na qualidade de Chefe de Missão.

Esta é a quinta participação de Cabo Verde depois de ter estado sucessivamente em Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) Pequim (2008).

Os Jogos Olímpicos de Londres2012 decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 9 de setembro.