O português Edi Maia quer ganhar inspiração entre os melhores atletas mundiais e obter novo recorde nacional do salto com vara em Londres2012, na sua prova de estreia em Jogos Olímpicos.

«Por estarmos entre os melhores do Mundo queremos dar o máximo possível. Inspira muito estar aqui. A marca dos meus sonhos é bater o recorde nacional e assim talvez seja possível a final», afirmou Edi Maia aos jornalistas.

O setubalense, que já este ano quebrou a antiga melhor marca nacional, que durava desde 1996, com um salto de 5,64 metros, considerou que esta é a «oportunidade certa» de obter novo recorde.

«Isso também depende das condições climatéricas. Vou dar o meu melhor na qualificação e tentar a final. Para isso, tenho mesmo que estar no meu melhor», reforçou Maia.

Em Londres, o atleta de 24 anos vai utilizar varas com apenas dois meses de uso, depois de grande parte da carreira ter estado a saltar com material com quase duas décadas de existência.

«É a tecnologia, evolui sempre», disse.

A ronda de qualificação do salto com vara masculino está agendada para quarta-feira, às 10h00, no Estádio Olímpico, com o apuramento direto fixado nos 5,70 metros. Caso não alcance essa marca, para estar na final Edi Maia terá que se classificar entre os melhores 12 atletas.