A judoca Yahima Ramirez falou esta manhã aos jornalistas, a dois dias de pisar o tatami de Londres2012 e depois de ontem o judo português ter vivido um dia negro com as eliminações precoces de Telma Monteira e João Pina.

A judoca luso cubana faz a sua estreia nuns Jogos Olímpicos e por isso mesmo diz que não se pode deixar afetar pelas derrotas dos colegas.

«Não posso condicionar-me com o resultado dos meus colegas. Obviamente, estou triste porque eles lutaram por estar aqui, por chegar a este momento que é sublime na carreira de cada um de nós, e não conseguiram fazer melhor do que eles próprios, mais do que ninguém, desejavam. Mas a prova deles já foi e agora tenho de concentrar-me na minha e tentar fazer o meu melhor.»

A atleta garantiu vaga para os seus primeiros jogos através da quota continental da união Europeia de Judo, mas diz que a esperança de fazer uma boa prova está viva.

«A minha expetativa é lutar e sempre ouvi que quando há vontade de lutar há esperança de vencer», disse determinada Yahima, que competirá na categoria de -78kg.