O suíço Roger Federer e a norte-americana Serena Williams, candidatos à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Londres2012, avançaram hoje para a terceira ronda de singulares do torneio de ténis, a decorrer na relva natural de Wimbledon.

Em menos de uma hora, Federer, número um mundial, confirmou o favoritismo frente ao francês Julien Benneteau e abandonou o "court" central do All England Club com um duplo 6-2.

Os dois tenistas encontraram-se há semanas em Wimbledon, na terceira ronda de singulares da terceira prova do "Grand Slam", com o francês a liderar por duas partidas, com os parciais de 4-6 e 6-7 (3-7).

Federer acabou por garantir a vitória, depois de se impor nos três "sets" seguintes: 6-2, 7-6 (8-6) e 6-1.

Federer, que persegue a primeira medalha de ouro em singulares na quarta participação nos Jogos Olímpicos, conhecerá o próximo adversário após a conclusão do encontro entre o luxemburguês Gilles Muller e o uzebeque Denis Istomir.

Também o espanhol Nicolas Almagro assegurou hoje a presença na terceira ronda individual, depois de ter vencido o russo Alex Bogomolov, com um duplo 6-2.

Almagro, 11.º pré-designado, vai jogar com o vencedor do embate entre o colombiano Santiago Giraldo e o belga Steve Darcis.

Em encontros da primeira ronda, o norte-americano Andy Roddick afastou o eslovaco Martin Klizan, por 7-5 e 6-4, enquanto o francês Richard Gasquet, vice-campeão no Estoril Open deste ano, eliminou o holandês Robin Haase, por 6-3 e 6-3.

Num dos outros embates da ronda inaugural, o português Carlos Ramos, o único árbitro de cadeira do Mundo a arbitrar as finais das quatro provas do "Grand Slam" (Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos), dirigiu a vitória do croata Mario Cilic sobre o alemão Jurgen Melzer, por 7-6 (7-5) e 6-2.

No torneio feminino, em que a russa Eelena Dementieva não defende o título olímpico que conquistou em Pequim2008 por já se ter retirado da competição, a norte-americana Serena Williams aplicou os parciais de 6-2 e 6-3 à polaca Urszula Radwanska, irmã de Agnieszka, já afastada em Wimbledon.

Agnieszka, a segunda tenista na classificação mundial, cedeu frente à irmã mais nova do clã Williams na final de Wimbledon, há semanas, com a norte-americana a conquistar o quinto de sete títulos em provas do "Grand Slam".

Uns minutos mais tarde, Venus Williams, empenhada em conseguir o recorde de quatro medalhas de ouro em Jogos Olímpicos, "carimbou" a passagem à ronda dois, após 6-3 e 6-1 à italiana Sara Errani, finalista vencida em Roland Garros.

A bielorrussa Victoria Azarenka, número um do Mundo, também avançou para a segunda ronda, confirmando a superioridade sobre Irina-Camelia, da Roménia, por 6-1, 3-6 e 6-1.

A árbitro de cadeira portuguesa Mariana Alves também se estreou nos Jogos Olímpicos Londres2012 no encontro entre Heather Watson e a espanhola Soler Espinosa, com triunfo da britânica com um duplo 6-2.