O suíço Roger Federer, número 1 do Mundo e grande favorito à medalha de ouro, entrou a vencer na estreia nos Jogos Olímpicos, contra Alejandro Falla, espantando o seu 'fantasma', já que há dois anos, no mesmo local, quase foi afastado na primeira ronda de Wimbledon pelo tenista colombiano.

Este sábado foi diferente, ainda que no segundo set o suíço tenha tremido ante Falla. Federer desperdiçou três match points e deixou que o colombiano desse a volta aos parciais, que terminou 7-5 para Falla.

Roger Federer venceu o primeiro set com alguma facilidade, por 6-3, o mesmo resultado que se verificou no terceiro e último set e que garantiu a passagem do suíço à próxima ronda.

Federer está pela quarta vez nuns Jogos Olímpicos, mas a medalha de ouro tem-lhe escapado. Em 2000 chegou às meias-finais, em 2004 foi afastado por James Blake e em 2008 por Stanislau Wawrinka. Agora na sua superfície preferida e de volta à liderança do ATP é o grande favorito, podendo juntar uma outra medalha ao conquistado em Pequim em duplas.