O exército britânico vai colocar seis bases de lançamento de mísseis terra-ar dentro e perto de Londres, incluindo no topo de dois prédios residenciais, durante os Jogos Olímpicos, anunciou hoje o ministério da Defesa.

A decisão foi tomada uma semana antes de uma audiência para analisar um pedido de providência cautelar interposto por um grupo de residentes de um dos edifícios em causa.

O ministério diz que foram considerados cerca de 100 sítios diferentes mas que no final foram escolhidos seis porque oferecem «a melhor proteção possível ao Parque Olímpico e área circundante contra qualquer ameaça aérea», explicou o ministério.

Os edifícios em causa são o Lexington Building, no bairro de Tower Hamlets, e a Fred Wigg Tower, em Waltham Forest, e os espaços verdes dos parques de Blackheath Common e Oxleas Wood, o reservatório William Girling e Barn Hill.

Quanto ao processo judicial, cuja audiência está marcada para 09 de julho, o ministro da Defesa, Philip Hammond, afirmou que será contestado "vigorosamente" e mostrou-se confiante num resultado favorável.

O governo britânico salienta que o sistema de defesa terra-ar faz parte de um plano de segurança mais amplo e que é igual ao usado em todos os Jogos Olímpicos recentes.

Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 09 de setembro. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.