Os velejadores Íker Martínez e Xabi Fernández, ouro em Atenas2004 e prata em Pequim2008, recusaram substituir o tenista Rafael Nadal como porta-estandarte da equipa olímpica espanhola em Londres2012.

Ambos lamentaram a ausência de Nadal, campeão em Pequim2008, mas declinaram esta possibilidade para se concentrarem na sua competição.

«Infelizmente as coisas mudaram nos últimos dias e não creio que seja conveniente comprometermo-nos sem saber como vai decorrer a recuperação de Xabi», explicou Iker numa mensagem enviada por correio eletrónico à Federação Espanhola de Vela.

Xabi Fernández tem estado a recuperar de uma lesão nas costas, que o obrigou a deixar de treinar durante alguns dias.

«Para podermos estar presentes na cerimónia de abertura teríamos de perder meio-dia de treino - desde as três da tarde de dia 27 até às 01:00 da madrugada -, e se a recuperação do Xabi se atrasar um pouco, perder esse meio-dia pode não ser o mais correto», explicou.

No entanto, Íker Martínez reconheceu que «uns Jogos Olímpicos são uns Jogos Olímpicos», e considerou incorreto aceitar esta atribuição «e pensar que poderia prejudicar o desempenho desportivo».

Na quinta-feira, Nadal, número três do “ranking” mundial de ténis, desistiu de participar nos Jogos Olímpicos de Londres2012, que se iniciam a 27 de julho, por considerar que não se encontra «em condições de competir».