O presidente do Comité Olímpico da Líbia, Nabil Al-Alam, foi hoje raptado no centro de Tripoli e o seu paradeiro é ainda desconhecido.

De acordo com o porta-voz do presidente do Comité Olímpico líbio, Arafat Juwan, estiveram envolvidos nove homens no sequestro. «Nove homens armados que se fizeram passar por membros do exército removeram o presidente Alam do seu carro, quando este estava no centro de Tripoli, pelas 15h00, e levaram-no para um esconderijo secreto», disse Juwan, em declarações citadas na AFP.

O rapto de Alam surge dias antes da partida dos cinco atletas líbios para os Jogos Olímpicos de Londres, onde se farão representar no judo, atletismo e halterofilismo.

Quem já está a par de toda a situação é o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge. «Estamos em contacto para saber o que se passa. Estamos muito preocupados e oferecemos toda a ajuda possível, mas esperamos que a situação evolua de forma favorável», frisou.

Nabil Al-Alam assumiu o comando do Comité Olímpico da Líbia no ano passado, após a queda do regime de Muammar Kaddafi, onde o filho mais velho do antigo líder, Mohammed, dirigia este organismo desportivo.