O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, teceu hoje críticas à organização dos Jogos Olímpicos Londres2012, nomeadamente no que respeita às condições de segurança e de trabalho.

Romney, que chegou quarta-feira a Londres, considerou que «há histórias desconcertantes» em torno da competição, e admitiu que «é difícil saber como tudo vai decorrer».

«Há alguns assuntos preocupantes, a história da empresa de segurança que não dispõe de pessoal suficiente, ou a ameaça de greve do pessoal dos serviços fronteiriços. São coisas pouco encorajadoras», disse.

Mitt Romney questionou também o envolvimento da população nos Jogos Olímpicos, que terminam a 12 de agosto, considerando-o uma das chaves para o sucesso do evento.

«Eles [os britânicos] estão juntos para celebrar o momento olímpico? Isso é algo que só vamos saber quando os Jogos começarem», disse.

O antigo governador do Massachusetts chegou quarta-feira a Londres, onde vai encontrar-se com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e outros responsáveis políticos, antes de assistir, sexta-feira, à cerimónia de abertura dos Jogos Londres2012.

Romney tem fortes ligações ao movimento olímpico, e foi um dos empresários que integrou a comissão organizadora dos Jogos Olímpicos de Inverno Salt Lake City2002, depois de ter sido divulgado um escândalo financeiro.

A mulher de Mitt Romney, Ann, vai continuar em Londres para assistir às provas de equitação nas quais compete o cavalo Rafalca, do qual é co-proprietária.