O primeiro grande momento de Londres2012 pode acontecer hoje, caso o norte-americano Michael Phelps conquiste o ouro nos 400 metros estilos, tornando-se no primeiro nadador da história a vencer a mesma prova três Jogos Olímpicos consecutivos.

Depois do ouro em Atenas2004 e Pequim2008, o nadador de Baltimore procura repetir o feito, que o consagrava ainda mais na natação e o aproximava da imortalidade nos Jogos Olímpicos, pois ficaria a somente uma medalha do recorde.

A ginasta russa Larisa Latynina conquistou 18 medalhas (nove de ouro) na carreira olímpica e Phelps, que vai disputar os seus últimos Jogos, já leva 16 (14 de ouro, um recorde).

Se falhar o triplo ouro consecutivo, Phelps poderá ver o seu sonho ser consumado pelo japonês Kosuke Kitajima, que no domingo persegue o mesmo objetivo nos 200 metros bruços.

Phelps terá como maior obstáculo ao seu sonho o compatriota e grande rival Ryan Lochte, que, no último confronto direito, em junho nas provas de seleção dos Estados Unidos, lhe ganhou por 82 centésimos - os duelos entre os dois nadadores são dos momentos mais aguardados em Londres2012.

O desporto mundial terá também a emoção do ciclismo de estrada, em que o “sprinter” britânico Marc Cavendish se apresenta como o grande candidato ao ouro.

Cavendish, que se tornou no primeiro campeão do Mundo em título a vencer também a última etapa da Volta a França, em Paris, conquistou três etapas do Tour.

«Ele esteve lá por mim quando precisei [no Tour], agora estamos todos por ele», disse o compatriota e colega de equipa Bradley Wiggins, vencedor da Volta a França.

No ténis, o suíço Roger Federer voltará a Wimbledon três semanas depois de vencer o mítico torneio, que lhe devolveu a liderança do ranking mundial.

Federer defronta o colombiano Alejandro Falla antes de um promissor embate feminino, com a norte-americana Serena Williams, ganhadora em Wimbledon, a defrontar a sérvia Jelena Jankovic.

A jornada conta ainda com provas de tiro, halterofilismo, judo, tiro com arco e esgrima.