O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, defendeu hoje, na cerimónia de abertura de Londres2012, que o caráter de cada atleta é mais importante do que qualquer medalha.

«A força do caráter é mais importante do que as medalhas. Digam não ao doping, respeitem os vocês adversários. Lembrem-se que são modelos. Se seguirem estes conselhos serão uma fonte de inspiração para toda uma geração», disse diante de um Estádio Olímpico lotado.

O presidente do COI manifestou o seu contentamento por «pela primeira vez na história olímpica todas as delegações nacionais terem mulheres», considerando este facto um «grande avanço na luta pela igualdade de sexos».

Jacques Rogge saudou o regresso «a casa» dos Jogos Olímpicos, disputados pela terceira vez na capital britânica.

«Este grande país, apaixonado pelo desporto, é amplamente reconhecido como sendo o berço do desporto moderno», completou.

O presidente do Comité organizador dos Jogos Olímpicos (LOCOG) assumiu que nunca se sentiu tão orgulhoso de ser britânico.

«Um dia poderemos dizer aos nossos filhos e netos que, quando o nosso momento chegou, fizemos as coisas bem», concluiu Sebastien Coe.