O presidente do Comité Organizador de Londres2012 mostrou-se hoje “muito orgulhoso” de David Ruddisha, após o recorde mundial nos 800 metros, e assegurou que Usain Bolt «é uma lenda» depois de revalidar os títulos olímpicos dos 100 e 200 metros.

«Estou muito orgulhoso de Ruddisha. Mostrou uma grande confiança tanto física como mental nesta prova. Talvez não seja objetivo de todo, mas estes são os resultados que mais se destacam nos Jogos. Não vi nenhuma corrida de 800 metros melhor do que a de ontem [quinta-feira] à noite», disse Sebastian Coe.

Coe, bicampeão olímpico nos 1.500 metros e duas vezes medalha de prata nos 800, não teve dúvidas ao assegurar que Usain Bolt «é claramente uma lenda».

«Ninguém ganhou duas vezes consecutivas os 100 e os 200 metros, é uma conquista fantástica. Admiro tanto Carl Lewis como Usain Bolt, são heróis do desporto e ajudaram na sua projeção», reconheceu.

O presidente do LOCOG acrescentou que não tem motivos para pensar que os atletas jamaicanos «não passaram os controlos [antidopagem] fora de competição e que a Jamaica não esteja atenta às normas», quando questionado sobre a matéria durante a conferência de imprensa diária do LOCOG.

Sebastian Coe defendeu ainda que seja aproveitado o legado dos Jogos como fizeram as cidades de Barcelona, Sydney ou Pequim, porque a sua organização é «uma oportunidade única na vida» e «o apetite do público existe, não só por resultados desportivos».

«O desporto nunca foi tão popular. Esta é uma oportunidade única na vida, o governo é que tem de decidir, mas uma boa política desportiva leva a uma boa saúde», frisou.