A Federação Internacional de Esgrima (FIE) vai distinguir a sul-coreana Shin A-Lam com uma medalha especial, depois desta ter sido derrotada, no meio de polémica, nas meias-finais do torneio de espada dos Jogos Londres2012.

Devido a alguma confusão com o tempo que restava no cronómetro no combate frente à alemã Britta Heidemann, Shin e o seu treinador consideraram que a germânica deu o toque que lhe conferiu a vitória (6-5) já para lá do tempo regulamentar, num embate em que a sul-coreana venceria em caso de empate, por possuir prioridade.

Tendo em conta que a equipa sul-coreana protestou, a atiradora manteve-se, lavada em lágrimas, na pista durante uma hora, como prevêm os regulamentos. A reclamação não foi aceitem, tendo Shin finalmente abandonado a pista, fortemente apoiada pelo público, que ficou a seu lado.

Segundo uma porta-voz da FIE, a medalha será entregue a Shin para recompensar «o seu desejo de ganhar e o seu respeito pelo regulamento».

«Claro que compreendemos a frustração e o ressentimento da atleta», acrescentou.

No encontro de atribuição da medalha de bronze, a atiradora sul-coreana perdeu diante da número um mundial, a chinesa Sun Yujie por 15-11.