A única especialidade do atletismo em que Portugal tem mais atletas qualificados que vagas olímpicas é a dos 20 km marcha femininos, sendo que Ana Cabecinha e Inês Henriques já deverão ter assegurado a viagem para Londres pelo que fizeram nos Campeonatos de Portugal e no Grande Prémio de Rio Maior.
A pré-seleção dos marchadores para Londres2012 é divulgada na segunda-feira e só falta mesmo contabilizar os resultados de Saransk, apontada nos critérios de seleção como prova fundamental.
No domingo, pelas 13:20 locais (menos três horas em Portugal), a prova mais interessante para a delegação portuguesa é a dos 20 km marcha, justamente pela luta individual pelo apuramento, mas também porque as lusas triunfaram coletivamente na edição anterior da Taça do Mundo, realizada em 2010, em Chihuahua, México.
Em Chihuahua, em prova ganha pela espanhola Maria Vasco, Vera Santos foi segunda, Inês Henriques terceira, Ana Cabecinha oitava e Susana Feitor 16.ª.
Desta vez, russas e chinesas são favoritas, nomeadamente a campeã olímpica e mundial Olga Kaniskina, a recordista mundial Vera Sokolova e ainda Liu Hong. Mas a seleção portuguesa tem boas possibilidades de voltar a ocupar uma posição no pódio, como aconteceu antes em 2008 (segundo lugar).
Na luta pelos três lugares nos Jogos, Ana Cabecinha, campeã nacional e a melhor portuguesa em Rio Maior (segundo lugar) e Inês Henriques (classificada logo a seguir) partem em vantagem. Susana Feitor foi a melhor no Mundial do ano passado (sexta classificada), em Daegu, e Vera Santos a melhor nos dois campeonatos anteriores (quinta no Mundial de 2007 e sexta no Europeu de 2008).
No sábado, além das duas provas de juniores (10 km), realizam-se os 20 km masculinos, prova na qual Portugal estará representado por apenas dois atletas e não formará equipa.
Os irmãos gémeos João e Sérgio Vieira são os participantes. O primeiro já tem mínimo olímpico A nos 50 km e tentá-lo-á também nos 20 km (1:22.30), admitindo a hipótese de fazer as duas provas em Londres. A sua melhor classificação em Taças do Mundo é um oitavo lugar em 2006. Sérgio Vieira tem mínimo B, que se pode revelar insuficiente caso o irmão venha a competir na distância, e tentará igualmente atingir o mínimo A.
Na manhã de domingo (08:30 locais, 05:30 portuguesas), partirão os concorrentes aos 50 km, entre os quais cinco portugueses. O mínimo olímpico A (3:56.00) parece objetivo distante para qualquer deles, tanto mais que o ex-recordista nacional António Pereira (3:48.12 nos Jogos de Pequim2008) apenas concluiu uma prova depois disso (3:55.41 em 2010) e não foi selecionado.
Composição das equipas nacionais (num total de 16 atletas) e horário das provas (horas portuguesas, menos três que em Saransk):
- Sábado:
13:00: 10 km Masculinos, juniores (Samuel Pereira, Miguel Carvalho e Bruno Pedro).
14:00: 10 km Femininos (Filipa Ferreira e Mara Ribeiro).
15:15: 20 km Masculinos (João Vieira e Sérgio Vieira).
- Domingo:
05:30: 50 km Masculinos (Augusto Cardoso, Pedro Martins, Pedro Isidro, Dionísio Ventura e Luís Gil).
10:20: 20 km Femininos (Ana Cabecinha, Inês Henriques, Susana Feitor e Vera Santos).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.