A pira olímpica dos Jogos Londres2012 foi hoje acesa por sete jovens atletas no Estádio Olímpico, depois de ter percorrido mais de 20 mil quilómetros desde a partida do Monte Olimpo, na Grécia.

A chama entrou no Estádio pelas mãos de Steve Redgrave, cinco vezes campeão olímpico do remo em cinco Jogos consecutivos, passando entretanto por um dos sete jovens atletas, que representam a esperança britânica para os próximos Jogos, que se vão disputar no Brasil em 2016.

Estes sete atletas foram selecionados por sete heróis do Desporto da Grã-Bretanha: Redgrave, Lynn Davies (comprimento), Duncan Goodhew (natação), Kelly Holmes (800 e 1.500 metros), Mary Peters (pentatlo), Shirley Robertson (vela) e Daley Thompson (decatlo).

Depois de darem uma volta ao estádio, os sete jovens atletas acenderam sete tochas, que levaram até ao centro do estádio, onde acenderam, cada um, uma pétala.

As sete pétalas juntaram-se então às restantes 198, unindo-se numa só em representação das 205 delegações presentes em Londres2012.

A pira olímpica elevou-se e a chama apenas se vai extinguir no final dos Jogos, a 12 de agosto, quando cada um dos participantes levar a sua pétala.

Com a chama acesa no centro do relvado, o ex-Beatles Paul McCartney subiu ao palco para cantar "Hey Jude".