O governo brasileiro garantiu hoje que os Jogos Olímpicos Rio2016 vão decorrer em “paz absoluta”, apesar dos temores levantados pelos atentados terroristas em Paris na sexta-feira.

“O Brasil tornou-se num grande exemplo em [segurança em] grandes eventos”, disse o secretário para os grandes eventos do ministério da justiça, numa entrevista à rádio CBN, na qual recordou o Mundial2014 de futebol e a visita do papa em 2013.

Embora reconheça que “ninguém pode ficar indiferente” aos atentados de Paris, o responsável defende que o plano de segurança para os Jogos de 2016, com 47.000 membros das forças de segurança e 28.000 militares, duplica o número dos agentes em Londres2012.

“Este é o nosso trabalho, a nossa missão, garantir uma atmosfera de absoluta segurança, absoluta paz”, referiu.

O grupo extremista Estado Islâmico reivindicou no sábado, em comunicado, os atentados de sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 132 mortos, entre os quais dois portugueses.

De acordo com o último balanço feito pelos hospitais, 42 feridos continuavam hoje à tarde em vigilância intensiva em unidades de reanimação.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, que morreram, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o Presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.