Brasil e Honduras, Alemanha e Nigéria disputam quarta-feira o acesso à final olímpica do futebol, após vencerem distintos duelos dos ‘quartos’, nos quais Portugal caiu ante os germânicos, por pesados 4-0.

Em Brasília, o selecionador Rui Jorge sofreu a primeira derrota em jogos oficiais desde outubro de 2011, um desaire fatal com golos de Serge Gnabry (45+1), Matthiass Gintter (57), Davie Selke (75) e Max Philipp (87).

O Brasil foi o último a apurar-se para as ‘meias’, com um triunfo por 2-0 sobre a Colômbia em jogo muito quente e com períodos de muita dureza.

Neymar (12), de livre, e Luan (83), com forte pontapé de fora da área, colocaram o ‘escrete’ com meio pé na final, já que são claramente favoritos ante as Honduras.

No seu melhor desempenho olímpico de sempre, os centro-americanos, que já tinham superado a Argentina na fase de grupos, surpreenderam novamente ao afastar a Coreia do Sul, com um tento solitário de Alberth Elis (59), a finalizar um contra-ataque: depois, o costume, defesa cerrada da vantagem e um guarda-redes inspirado.

A Alemanha vai defrontar a Nigéria, que, com golos de John Obi Mikel (16) e Aminu Umar (59) enviou para casa a Dinamarca, sem capacidade para reagir.

Programa das meias-finais (horas de Lisboa):

Quarta-feira, 17 ago

17:00 Brasil – Honduras (Estádio Maracanã, Rio de Janeiro).

20:00 Nigéria – Alemanha (Arena Corinthians, São Paulo).