A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, disse hoje que o país está a aguardar "com ansiedade" a atribuição de mais dois convites para os seus atletas participarem nos próximos Jogos Olímpicos.

"Neste momento, a preparação cabo-verdiana para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro está a andar sobre rodas. O que nos deixa com alguma ansiedade é a possibilidade de atribuição de mais dois ‘wild cards’ por parte Comité Olímpico Internacional (COI)”, afirmou a líder desportiva.

Segundo a presidente do COC, um dos convites será "certo" para o atletismo, enquanto outro poderá ser atribuído à judoca Edysângela Moniz, que representou o país nos Jogos Olímpicos Londres2012.

"Certo para o atletismo, ou para a Sandra Teixeira ou para a Lidiane Lopes, e esperamos também que possamos conseguir ‘wild card’ no judo", sustentou, indicando que a confirmação poderá ser dada na próxima semana.

Filomena Fortes falava aos jornalistas na cidade da Praia no início de um estágio de três dias de alguns elementos da comitiva olímpica que irá representar Cabo Verde nos Jogos Olímpicos Rio2016.

No evento, marcaram presença Jordin Andrade (atletismo, 4x400 metros) e Maria Andrade (taekwondo), dois dos quatro atletas até agora confirmados para representar o país no maior evento multidesportivo mundial.

Estiveram ausentes o pugilista Davilson Morais, que se encontra em Cuba, e a ginasta Elyane Boal, que está em Portugal, todos em estágio de preparação para os Jogos Olímpicos.

Além de visita à sede do COC e a outras instituições, os atletas irão ainda receber os equipamentos desportivos para a representação no Brasil e na sexta-feira serão recebidos pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Esta é maior comitiva de sempre de Cabo Verde em Jogos Olímpicos, numa missão que deverá partir para o Rio de Janeiro em finais de julho para as competições que arrancam a 05 de agosto.