O pugilista internacional cabo-verdiano Davilson Morais qualificou-se esta quinta-feira para Jogos Olímpicos Rio'2016, durante o Campeonato Africano de Boxe que se realiza em Yaoundé, Camarões.

O atleta da ilha do Sal garantiu a medalha de bronze na categoria de +91 quilos, ao perder o seu último combate com um atleta marroquino neste torneio de qualificação olímpica

Davilson torna-se assim no segundo pugilista cabo-verdiano a garantir passagem para os Jogos Olímpicos por mérito, seguida do Flávio Furtado, atual presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, que em 2004 qualificara de forma inédita para Jogos Olímpicos de Atenas.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Boxe, Flávio Furtado, descreve este feito como "um marco para história do desporto cabo-verdiano", destacando o espírito, euforia e muita emoção.

O Comité Olímpico, na pessoa da sua presidente, Filomena Fortes, faz questão de parabenizar ao atleta Davilson Morais, bem como a todos quantos estiveram envolvidos nesta conquista em Yaoundé neste feito histórico.

O Ministério da Educação e Desporto, através da Direcção-Geral dos Desportos, felicita o pugilista Davilson Morais pela qualificação para os Jogos Olímpicos Rio’2016, extensiva à Federação Cabo-verdiana de Boxe.

Para a DGD, a federação nacional da modalidade fez "tudo para garantir uma boa prestação da seleção nacional no primeiro torneio pré-olímpico de boxe, que decorre em Yaoundé, Camarões".

Com esta proeza, Davilson Morais junta-se a Maria Andrade (taekwondo) e aos paralímpicos, Márcio Fernandes (lançamento de dardo) e Gracelino Barbosa (60 metros barreira), os quatro atletas cabo-verdianos qualificados para Rio'2016.

Esta é a primeira vez que Cabo Verde consegue a qualificação direta de quatro atletas para duas das competições mais importantes do mundo.

Outros atletas cabo-verdianos podem ainda alcançar os mínimos para a qualificação dos ogos Olímpicos Rio’2016, tendo em conta que ainda estão por realizar vários torneios pré-olímpicos nas diversas modalidades.

Os Jogos do Rio estão marcados para o próximo mês de Agosto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.