O alemão Robert Harting, campeão olímpico do lançamento do disco em Londres2012 e várias vezes campeão mundial, acusou esta terça-feira o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) de "fazer parte do sistema de dopagem".

Harting referia-se a Thomas Bach, seu compatriota, pelo facto de o presidente do COI não ter decidido suspender o Comité Olímpico Russo (COR) dos Jogos do Rio2016, que decorrem de 5 a 21 de agosto.

"Para mim faz parte do sistema de dopagem, não de um sistema antidopagem. Tenho vergonha de Thomas Bach", afirmou o atleta à agência de notícias SID.

O lançador, de 31 anos, que é um crítico de longa data de Thomas Bach, disse não compreender a decisão e que o organismo olímpico internacional continua a dececionar.

Nas acusações do atleta também está o facto da russa Yulia Stepanova estar impedida de competir nos 800 metros, face a uma condenação por ‘doping’, tendo em conta que foi ela que denunciou o esquema organizado na Rússia.

"Teria sido um golpe para [Vladimir] Putin", justificou.

Robert Harting defenderá no Rio de Janeiro o seu título olímpico, apesar de ter sofrido no início do ano uma distensão do músculo peitoral e uma inflamação no joelho direito.