O Comité Olímpico Internacional (COI) afirmou hoje que poderá levantar a suspensão imposta à Índia, no passado mês de dezembro, se Comité Olímpico do país (AOI) celebrar eleições «supervisionadas e sem interferências».
Representantes do COI mantiveram uma reunião com o ministro do desporto indiano, Jitendra Singh, em Nova Deli, de forma a avaliar se AOI já estaria em condições estruturais para voltar a integrar o COI.
«O principal objetivo da reunião era explorar a possibilidade da AOI poder vir a realizar eleições livres, justas e democráticas com base nas normas da Carta Olímpica, sem qualquer tipo de interferência externa», declarou através de um comunicado o COI.
A organização que tutela os Jogos Olímpicos afirmou que o ministro indiano deu «garantias sólidas» do cumprimento das exigências regulamentares impostas pelo COI, pelo que chegaram a um acordo para «estabelecer uma cooperação entre as partes implicadas».
O comité olímpico da Índia recebeu uma suspensão do COI no passado mês de dezembro devido à existência de interferência governamental nas eleições do organismo.
A suspensão significou para a Índia a perda do financiamento do COI e impediu que os atletas indianos participassem em competições olímpicas sob a bandeira do seu país.