A Federação Internacional de Ginástica (FIG) adiantou esta segunda-feira que quer anunciar “o mais cedo possível” os atletas russos que poderão disputar os Jogos Olímpicos Rio2016.

“A FIG tomou nota da decisão da comissão executiva do COI [Comité Olímpico Internacional] sobre a participação dos atletas russos nos Jogos Olímpicos do Rio e vai cumpri-la totalmente”, lê-se num comunicado do organismo.

No domingo, o Comité Olímpico Internacional (COI) entregou no domingo às federações de modalidades a decisão de aceitar ou excluir atletas russos nas competições dos Jogos Olímpicos Rio2016, pedindo para que os atletas que tenham tido qualquer relação com o doping sejam exluídos.

“A FIG vai estabelecer – o mais cedo possível – a lista dos atletas russos elegíveis”, refere a entidade que gere a ginástica a nível mundial.

A decisão contrária à exclusão total dos atletas russos foi tomada depois de a comissão executiva do COI ter analisado um relatório divulgado na passada segunda-feira pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), segundo o qual o Governo russo dirigiu um programa de dopagem no desporto com apoio estatal, com participação ativa do ministro do Desporto e dos serviços secretos.

Na passada quarta-feira, o Comité Olímpico Russo (COR) anunciou a lista de 387 atletas de 30 modalidades selecionados para o Rio2016, que incluía os 68 cujo recurso foi rejeitado pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), quanto à exclusão coletiva imposta pela Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), por violações ao código antidopagem e à carta olímpica.

A Rússia, segunda potência mundial do atletismo, atrás dos Estados Unidos, foi suspensa em novembro de 2015 após um ‘demolidor’ relatório independente da AMA, que denunciava um esquema de doping institucionalizado no país.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.