Um golo aos repelões de Nilla Fischer permitiu hoje à Suécia bater a África do Sul por 1-0, no primeiro evento dos Jogos Olímpicos Rio2016, a contar para o Grupo E do torneio feminino de futebol.

Na sequência de uma jogada confusa, em que a guarda-redes sul-africana Roxanne Barker quase marcou na própria baliza, a jogadora das alemãs do Wolfsburgo ficou com os ‘louros’, ao atirar para o fundo das redes, aos 75 minutos.

A Suécia entrou determinada no Estádio Olímpico João Havelange, com um remate à barra de Sofia Jakobsson logo aos cinco minutos, e quis sempre mais ganhar do que as sul-africanas, mas sentiu muitas dificuldades.

O triunfo foi, no entanto, garantido, a 15 minutos do final, e deixa as escandinavas mais perto dos quartos de final, num agrupamento que inclui ainda o anfitrião Brasil e a China, que se defrontam às 16:00 locais (20:00 em Lisboa).

Os Jogos Olímpicos Rio2016 realizam-se de 05 a 21 de agosto, com a participação de mais de 10.000 atletas, de mais de 200 países, entre eles 92 portugueses.