Gustavo Simões será o representante português na ginástica artística masculina dos Jogos Olímpicos, depois de garantir uma das vagas hoje em disputa no 'Aquece Rio', o evento teste realizado na Arena Olímpica do Rio de Janeiro.

A competição ainda não terminou, mas após a prestação de duas das três subdivisões de atletas já é possível saber que o português assegurará um dos lugares que valem o 'passaporte' para os Jogos, disse à agência Lusa fonte da Federação de Ginástica de Portugal.

Simões evoluiu logo no primeiro grupo de atletas e teve os seguintes resultados: Solo - 14.033 pontos, Cavalo com Arções - 13.633 pontos, Argolas - 14.666 pontos, Saltos - 14.366 pontos, Paralelas Simétricas - 13.600 pontos, Barra Fixa - 12.833 pontos.

O total, de 83.131 pontos, deu-lhe o 12.º lugar entre os 40 que iniciaram a competição, só que as contas finais só poderão ser feitas após a disputa das provas das três subdivisões, sendo que a última fica concluída hoje.

Domingo será a vez de Filipa Martins entrar em cena, na competição individual feminina, em que ficar entre as 24 primeiras é o resultado ambicionado.

Filipa Martins conseguiu há dois anos o melhor resultado da ginástica artística feminina, ao ser 16.ª na final do 'all-around' do um Campeonato do Mundo que decorreu em Nanning, China.