A Federação Russa de Atletismo (ARAF) divulgou hoje a lista de 68 atletas que apresentaram um pedido junto do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) para competirem no Rio2016, na qual constam alguns campeões olímpicos e mundiais.

A lista inclui a bicampeã olímpica de salto com vara Elena Isinbayeva, o campeão mundial dos 110 metros barreiras, Sergey Shubenkov, o campeão olímpico em 2012 de salto em altura, Ivan Ukhov, ou a saltadora em comprimento Darya Klishina.

“Cada atleta fez um pedido pessoal à Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para aprovação, tendo em conta a atual suspensão da ARAF”, explicou a Federação russa em comunicado.

Confrontada com um largo escândalo de doping generalizado e de corrupção no atletismo russo, a IAAF confirmou a 17 de junho a suspensão da Federação russa.

A IAAF deixou, no entanto, aberta a possibilidade de participação individual de certos atletas, sob bandeira neutra, desde que não estivessem implicados no sistema russo.

Na segunda-feira, a IAAF e o Comité Olímpico da Rússia (ROC) concordaram em levar ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) a decisão sobre a participação de atletas russos nos Jogos Olímpicos Rio2016.

O ROC, a IAAF e 68 atletas chegaram a um “acordo específico de arbitragem”, que permitirá que seja o TAS a decidir, antes de 21 de julho, se a suspensão de todos os elementos da equipa de atletismo russo é válida.

Além disso, o ROC apresentou no TAS uma queixa contra a IAAF, apoiada pelos 68 atletas, em relação à legalidade na introdução de critérios adicionais para a admissão de atletas aos Jogos Olímpicos.

A única atleta russa autorizada a competir, sob bandeira neutra, é Yuliya Stepanova, atleta dos 800 metros, devido à sua colaboração na denúncia de um sistema organizado de doping no país e que levou um porta-voz do presidente, Vladimir Putin, a apelidá-la de “Judas”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.