As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, vão chamar-se Vinicius e Tom, respetivamente, em homenagem a dois grandes nomes da música popular brasileira, Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

Os dois nomes, revelados no domingo pela organização, foram escolhidos numa votação feita por internautas que começou há três semanas (44 por cento dos 323.327 votos foram para estes dois nomes).

Vinicius, mascote dos primeiros Jogos Olímpicos organizados na América do Sul (no Rio de Janeiro, entre 05 e 21 de agosto de 2016), é um animal amarelo que faz lembrar um felino, mas também tem traços de símio, e que representa a fauna brasileira.

Para os Jogos Paralímpicos de 07 a 18 de setembro, a organização escolheu um boneco azul (agora batizado como Tom) com a cabeça coberta de folhas verdes e amarelas, as cores da bandeira brasileira, simbolizando a flora do país.

Vinicius de Moraes e Tom Jobim foram expoentes da bossa nova, movimento musical que notabilizou o Brasil no mundo inteiro, e são os autores da canção Garota de Ipanema, uma das músicas brasileiras mais conhecidas no mundo inteiro.