O K2 500 composto por Beatriz Gomes e Helena Rodrigues apurou-se hoje para a final da última fase de qualificação olímpica para os Jogos Olímpicos Rio2016, disputando na quinta-feira a única vaga disponível, em Duisburgo, Alemanha.

A dupla portuguesa, que já esteve presente em Pequim2008 e Londres2012, foi segunda na sua eliminatória, com 1.43,552 minutos, perdendo apenas para a Bélgica (1.42,237). No conjunto das eliminatórias, ficou com o terceiro melhor tempo, com a Áustria a intrometer-se com 1.42,766.

"A primeira missão está cumprida, entrar na final para disputar o único lugar que dará acesso ao Rio2016. Sentimo-nos bem durante a prova, com boas sensações. Quinta-feira será uma competição extremamente disputada, com bastantes atletas com tempos semelhantes", disse Helena Rodrigues à agência Lusa.

Beatriz Gomes assume que o êxito exige uma "prova perfeita": "É fazer tudo o que treinámos. Largar bem e depois ter uma intensidade a meio da prova que nos permita manter contacto com grupo da frente e depois dar o máximo no fim para tentar chegar com a proa à meta antes das outras".

A canoísta destaca a grande "experiência conjunta" como uma mais-valia para a prova decisiva, recordando que não basta que cada uma dê o melhor de si individualmente, pois também é determinante que se encontrem "como equipa".

Beatriz Gomes, de 36 anos, é doutorada e professora na Universidade de Coimbra, enquanto Helena Rodrigues, 31, é fisioterapeuta.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.