O comité organizador dos Jogos Olímpicos Rio2016, no Brasil, deu a conhecer a imagem das mascotes do evento, paralímpicos incluídos, e abriu concurso popular para escolha dos seus nomes.

O “batismo”, que decorre até dia 14 de dezembro, está obrigado ao voto em nomes previamente escolhidos, um para a mascote olímpica e outro para a paralímpica, respetivamente: Oba e Eba, Tiba Tuque e Esquindim, e Vinicius e Tom.

Os dois bonecos, apresentados no domingo, são inspirados na fauna e na flora brasileira, com influências da cultura pop, de elementos da animação e personagens de jogos de vídeo.

“As mascotes são um dos símbolos mais importantes dos Jogos porque criam um elo emocional com o nosso público e são os verdadeiros embaixadores do evento, criando uma conexão especialmente com as crianças”, explica Beth Lula, diretora de marca do Comité Rio 2016.

Segundo a responsável, as mascotes Rio 2016 representam a diversidade da cultura brasileira, do povo, a sua alegria e maneira de ser. “Ambas são criaturas mágicas, com superpoderes, que estão relacionadas com o universo do público infanto-juvenil, que queremos atrair”, afirma Beth Lula.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.