O ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, fez hoje votos para que o navio-escola Sagres se torne num talismã para as equipas olímpicas de Portugal e de Cabo Verde e que ajude a trazer ouro, prata e bronze do Brasil.

"A Sagres vem reescrevendo a cada viagem e a cada nova guarnição essa história de feitos que vem dos Descobrimentos. E, como nessa época, também vai ao Brasil, entre outros, com o desígnio de trazer outro, prata e bronze", disse Luís Filipe Tavares.

O ministro, que discursava a bordo do Sagres, durante a cerimónia de imposição à embarcação da "Estrela de Honra" das Forças Armadas de Cabo Verde, aludia desta forma à missão do navio-escola, que parou em Cabo Verde a caminho do Rio de Janeiro, onde será a Casa de Portugal durante os Jogos Olímpicos.

Na presença dos presidentes dos comités olímpicos de Portugal e Cabo Verde e da embaixadora olímpica portuguesa Rosa Mota, Luís Filipe Tavares desejou as maiores felicidades às duas delegações, mostrando-se convicto que com o navio-escola Sagres "no papel de talismã dos dois países" todos os objetivos serão alcançados.

O navio-escola Sagres foi hoje condecorado pelo Governo de Cabo Verde com a "Estrela de Honra" da República cabo-verdiana.

Numa cerimónia, que decorreu abordo do navio atracado no porto da Praia e foi presidida pelo ministro da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, e pelo secretário de Estado da Defesa de Portugal, Marcos Perestrello, o navio português mais condecorado acrescenta uma nova marca à sua história ao tornar-se na primeira embarcação da Marinha Portuguesa a receber uma distinção de um país estrangeiro.

O NRP Sagres foi distinguido pela sua história como símbolo nacional de Portugal e dos feitos da Marinha Portuguesa, por ser "uma verdadeira embaixada deambulante da paz, da fraternidade e da tolerância", bem como pelo seu papel na defesa da língua, história e cultura portuguesa e lusófona, segundo o decreto da condecoração lido durante a cerimónia.

A condecoração visa ainda distinguir a "nobre e fundamental missão" de "facultar o treino e o contacto com a vida do mar às sucessivas gerações da Marinha Portuguesa".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.