O ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, desloca-se esta segunda-feira ao Rio de Janeiro (Brasil) para participar na cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos Rio´2016, prevista para o dia 05, no Estádio do Maracanã.

Cabo Verde conta, neste momento, com sete atletas nos Jogos do Rio: Maria Andrade, no taekwondo, Davilson Morais, no boxe, Jordi Andrade nos 400 metros barreiras e Elyane Boal na ginástica rítmica (wild-card) e Lidiane Lopes no atletismo classificaram-se para Jogos Olímpicos.

Márcio Fernandes, em lançamento de dardo e Gracelino Barbosa nos 400 metros barreiras T-20 qualificaram-se por mérito próprio para os Jogos Paralímpicos.

Confirmada ainda estará mais um atleta do atletismo feminino, que será selecionada com a melhor prestação durante a fase de qualificação.

Cabo Verde tem, assim, a maior comitiva de atletas de sempre para os Jogos Olímpicos confirmada, além de, pela primeira vez, ter a confirmação de três atletas qualificados por mérito próprio.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro vão contar com a presença de 10.500 atletas de 205 países e serão a primeira a ser realizada na América do Sul.