O chefe da Missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, José Garcia, apontou hoje os 90 atletas como uma meta alcançável a menos de um mês do final das qualificações.

“Eu quero acreditar que podemos ultrapassar os 90 atletas, aos 100 temos alguma dúvida. Tínhamos apoiado 127 atletas ao longo do projeto, mas não é possível estarem todos. É um número que nos deixa orgulhoso”, disse.

A menos de 50 dias do arranque dos Jogos Olímpicos Rio2016, Portugal tem já 85 atletas apurados, naquela que será a terceira maior comitiva da história, sendo que a equipa de futebol levará 18 destes elementos.

À margem da apresentação dos equipamentos da missão portuguesa ao Rio2016, junto ao Navio Escola Sagres, em Lisboa, José Garcia justificou ainda a escolha do velejador João Rodrigues para porta-estandarte.

“Nós escolhemos sempre atletas especiais. Neste caso o João, que tem um currículo muito cheio. Há um facto que o distingue de todos os outros, que é ser um dos 13 atletas do mundo com sete presenças olímpicas consecutivas. O João, pelo seu percurso exemplar em termos cívicos e académicos, é uma escolha mais do que merecida”, afirmou.

Presente na mesma cerimónia, a marchadora Inês Henriques apontou ao ‘top-10’ nos 20km marcha.

“A minha época está a correr muito bem, já bati o recorde pessoal duas vezes. Vão ser os meus terceiros e espero que sejam os melhores. Eu fui 15.ª, agora 14.ª, por causa do doping de umas das atletas russas, mas penso que o top-10 é possível”, afirmou.