O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) mostrou-se hoje convicto de que os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão espetaculares, apesar dos desafios colocados pela situação económica e política do Brasil.

“Sabemos que a situação económica e política atual vai continuar a colocar desafios à preparação final. Apesar dos desafios, permaneço confiante de que os Jogos Olímpicos do Rio serão verdadeiramente espetaculares”, assumiu Thomas Bach, no discurso de abertura da convenção SportAccord, que reúne as federações desportivas internacionais em Lausana (Suíça).

Bach recordou que, na semana passada, a comissão de coordenação do COI confirmou que as instalações para o Rio2016 estavam ou concluídas ou quase terminadas

“À luz desta situação sem precedentes, é importante permanecermos unidos. Os Jogos Olímpicos têm o forte apoio dos brasileiros e os organizadores podem contar com a solidariedade da família olímpica”, acrescentou no mesmo dia em que a presidente brasileira Dilma Rousseff, que enfrenta um processo de destituição, assegurou que a preparação do evento está a decorrer dentro da normalidade.

O presidente do COI falou ainda do combate ao ‘doping’, destacando que a entidade apertou o cerco aos atletas dopados e tornou as sanções independentes das respetivas federações nacionais.

“O Tribunal Arbitral do Desporto vai lidar com os casos [de ‘doping] dos Jogos Olímpicos Rio2016. Estamos convencidos que todas estas medidas são necessárias para proteger os atletas limpos e incrementar a integridade do desporto”, disse.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro arrancam a 05 de agosto e termina a 21.